A expectativa pela chegada de uma encomenda pode se tornar uma agonia se houver atrasos ou extravio. Problemas com serviços postais são recorrentes e as reclamações se intensificaram nos últimos dias. Consumidores têm relatado prejuízos e transtornos. A comerciante Nichole Biancardi, por exemplo, só recebeu sua encomenda após um mês de atraso.
“Fui até uma agência dos Correios para saber o que houve, e eles informaram que houve uma greve dos caminhoneiros. Com esse atraso, as mercadorias se acumularam. Elas vão chegando e demoram para serem cadastradas”, contou.
Segundo ela, no dia em que esteve na agência, a sala estava lotada, com muitas pessoas enfrentando atrasos na documentação. “Minha encomenda havia chegado lá, mas eu não consegui pegá-la de imediato. Na ocasião, deixei meu telefone e tudo certinho, pois a atendente disse que iria segurar a encomenda para eu buscar”, relatou.
Em entrevista ao EShoje, ela contou que a encomenda era a decoração de uma festa. Por conta do atraso, precisou adiar todas as outras questões relacionadas à festividade, já que havia incerteza sobre o recebimento da mercadoria. “Foi um susto, mas deu tudo certo. A mercadoria chegou na minha casa e a festinha aconteceu. Não precisei nem ir buscar na agência”, afirmou.
Outro consumidor que também enfrentou dificuldades foi o empresário Gabriel Santana, que só conseguiu receber sua encomenda após 28 dias de atraso. “Fiz a encomenda no início de abril e só consegui ter acesso a ela quase um mês depois. Era o presente de aniversário para o meu afilhado, que acabou chegando depois da data. Fiquei muito frustrado”, disse.
Ele contou ainda que precisou ir até a agência dos Correios para retirar o produto. “Acredito que só demorou 28 dias porque fui lá pessoalmente buscar. Caso contrário, acho que teria demorado ainda mais”, comentou.
A situação levanta a seguinte questão: o fim do serviço Sedex 10, que garantia entregas até às 10h do dia seguinte, pode estar contribuindo para os atrasos nas entregas?
A suspensão do serviço no Espírito Santo, anunciada em abril de 2025, ocorreu como parte de uma reestruturação operacional dos Correios, visando melhorias na malha logística da estatal.
Em resposta às dúvidas sobre os efeitos dessa alteração, os Correios afirmaram que estão realizando ajustes para melhorar a malha operacional. “Com foco na continuidade e qualidade dos serviços, a estatal está adotando uma série de ações corretivas e contingenciais para garantir a regularização dos prazos e minimizar impactos nas entregas”, destacou a nota oficial.
Segundo a empresa, estão sendo ampliadas as operações aos fins de semana e realizado um monitoramento diário dedicado à evolução das entregas, com o objetivo de assegurar a normalidade do serviço. A estatal também garantiu que a prestação dos serviços de transporte ocorre dentro da normalidade, observando os percentuais de linhas necessárias para atender às rotas nacionais, regionais e urbanas.
“Estamos em contato com os parceiros logísticos e trabalhamos para resolver pontualmente eventuais pendências, assegurando a continuidade das operações”, afirmou o comunicado.
Como reclamar do atraso na entrega de mercadorias?

1. No site dos Correios:
• Acesse o portal “Fale Conosco”;
• Selecione a opção “Reclamação” e, em seguida, “Entrega Domiciliar”;
• Preencha os dados da reclamação, incluindo o número da encomenda e o tipo de serviço;
• Se desejar, você pode acompanhar a evolução da reclamação no site dos Correios.
2. Com a loja ou plataforma de e-commerce:
• Entre em contato com a loja ou plataforma onde a compra foi realizada;
• Informe a situação e solicite informações sobre o status da entrega e possíveis soluções.
3. No Procon:
• Se a reclamação não for resolvida, você pode acionar o Procon local;
• O Procon poderá cobrar a empresa sobre suas obrigações e dar uma resposta ao consumidor.
4. No Juizado Especial Cível (JEC):
• Caso a empresa não se manifeste ou ofereça uma resposta insuficiente, você pode recorrer ao JEC;
• Em um processo judicial, além dos danos econômicos, você pode alegar danos morais, como perda de tempo produtivo.
Outras informações importantes:
• Os Correios indenizam clientes por atraso na entrega, entre outros problemas.
• É possível que a situação de atraso esteja em processo de normalização, com medidas em andamento..
• Fique atento ao status da encomenda no site ou aplicativo dos Correios e a qualquer atualização de rastreamento.